Uma alimentação adequada ao longo do período gestacional exerce um papel determinante sobre o futuro da mãe e do bebê.
A gestação é um momento muito importante no qual o nosso corpo muda. Tem um bebê crescendo dentro de nós e as nossas necessidades nutricionais alteram. Temos mais necessidade de ferro e uma maior necessidade calórica. Por isso, a alimentação adequada ao longo do período gestacional exerce um papel determinante sobre o futuro da mãe e do bebê. Durante a gestação nossas necessidades vão aumentando, mas não precisamos comer por dois. Precisamos comer por nós e para nutrir um bebê em desenvolvimento.
A nutricionista Gisele Magalhães ressalta que o intervalo durante as refeições é muito importante. Não é correto ficar horas sem se alimentar e “biliscando” o dia todo. É necessário comer um pouco na sua regularidade, manter o seu ritmo. E observar quanto tempo tem desde a última refeição, se for uma comida mais leve a fome vai vir mais rápido e se for uma comida mais pesada, irá demorar um pouco mais. Devemos respeitar a nossa fome e não deixar passar o horário de comer.
Cuidado com as dietas
As dietas são proibidas durante a gestação, a menos que seja uma recomendação médica. Então, nada de dietas restritivas da moda para não engordar, gestante tem que engordar naturalmente, pois o bebê precisa crescer e os nossos líquidos corporais aumentam. Segundo a nutricionista, é preciso observar se o ganho de peso está moderado, mas uns quilinhos a mais até o dia do parto são inevitáveis. Então, nada de dietas restritivas e malucas, elas podem fazer você ter baixa de nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê.
Alimentação Saudável
Prefira sempre os alimentos in natura ou minimamente processados, cozidos em casa, a comida caseira é a melhor opção para as gestantes. É preciso evitar os alimentos industrializados e congelados. Cuidado com os doces, um dos grandes riscos que a mulher corre na gestação é contrair a diabetes gestacional, então o excesso de açucares não faz bem pra nossa saúde. Podemos comer o que quisermos desde que seja com respeito e moderação, nada de excessos. E, uma alimentação equilibrada e saudável também é necessária durante a amamentação.
Higiene dos alimentos
Outra questão importante e que merece mais atenção durante a gestação, é o cuidado com a higiene dos alimentos. Existem pessoas que não são imunes a toxoplasmose e, o toxoplasma fica em alimentos crus, carnes cruas, mal passadas e nas verduras, porque a contaminação pode ocorrer pela mão do manipulador. Por isso, a orientação para a gestante é não comer verduras e legumes crus na rua, carne somente bem cozida, bem assada e nada de carne ao ponto ou sangrando. Em casa, uma boa sugestão é separar dois vasilhames, um para higienizar verduras, legumes e frutas e outro para a carne. A nutricionista também indica usar tabuas e facas separadas para cada tipo de alimento para diminuir o risco de contaminação cruzada.
Tenha muito cuidado, leveza e alegria durante a gestação, pois é realmente um momento mágico, que deve ser vivido da melhor forma.
Gostou desse conteúdo? Você pode conferir as dicas da nutricionista Gisele Magalhães no nosso instagram: @bibebrasil.